Inaugurado o novo espaço da Pinacoteca do TJGO
A Pinacoteca Desembargador Camargo Neto ganhou um novo espaço, mais amplo e moderno. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, inaugurou, nesta quarta-feira (30), o novo espaço, localizado na sede do TJGO, no Setor Oeste, em Goiânia.
A cerimônia de inauguração foi prestigiada pelo vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson; pelo desembargador José Carlos de Oliveira, representando o presidente da Comissão Permanente de Memória e Cultura do TJGO, desembargador Itaney Campos; pelo ouvidor do Poder Judiciário do Estado de Goiás, desembargador Jeová Sardinha; entre outras autoridades (ver lista no fim da matéria).
Valorização da cultura
“É com grande alegria que o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás entrega hoje à magistratura, ao corpo funcional, aos artistas e representantes da cultura, esse espaço maravilhoso. Nós, que lidamos com a Justiça, temos que fazer com que nossos dias tão pesados sejam compensados com a leveza da cultura e da arte, que devem ser sempre valorizadas como ocorre aqui no Judiciário goiano”, destacou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França.
Empenho
Em seu discurso, Carlos França enalteceu o empenho da Comissão de Memória e Cultura do Tribunal e das diretorias de área envolvidas na execução da obra. “Agradeço ao presidente da Comissão de Memória e Cultura, desembargador Itaney Campos, e ao desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, que presidiu a comissão anteriormente, bem como aos integrantes dessa importante comissão e às equipes da Diretoria-Geral e de Engenharia e Arquitetura, pelo empenho para que essa obra fosse realizada. O nosso Tribunal, que é referência nacional pela produtividade e qualidade dos serviços oferecidos à sociedade, não poderia deixar de ter um espaço destinado à cultura e à arte condizente com a sua importância, pontuou, ao fazer um cumprimento especial aos familiares do desembargador Benedito Camargo Neto, que dá nome à pinacoteca.
Na ocasião, o desembargador José Carlos de Oliveira, integrante da Comissão de Memória e Cultura do TJGO, que representava o presidente da comissão, desembargador Itaney Campos, parabenizou a gestão do desembargador Carlos França à frente do Poder Judiciário estadual pela inauguração da pinacoteca. Ele também elogiou a atuação dos colegas desembargadores Itaney Campos e Luiz Cláudio Veiga Braga pela dedicação à causa da cultura no TJGO. “A arte é a manifestação do pino no humano. É pura criação, sem outra finalidade senão o prazer estético”, ressaltou o desembargador José Carlos de Oliveira.
Amor às artes e literatura
A pinacoteca leva o nome do desembargador Benedito Soares Camargo Neto, que dedicou 25 anos à carreira na magistratura, tendo falecido em 2013. Durante sua carreira, Benedito Soares Camargo Neto ficou conhecido pela sua discrição, coragem e sabedoria na condução de seus julgados e também pela sua sensibilidade e amor às artes e literatura. A Pinacoteca possui, em seu acervo, pinturas e esculturas provenientes de doações. As peças, que já se encontram tombadas, devidamente registradas e organizadas, ficam em exposição permanente e aberta ao público em geral.
Presenças
Também estavam presentes na inauguração a vice-diretora da Escola Judicial do TJGO (Ejug), desembargadora Alice Teles; as desembargadoras Juliana Diniz Prudente, Mônica Cezar Senhorelo e Sirlei Martins da Costa; e os desembargadores Fernando Mesquita, Fábio Cristóvão Faria, Eudélcio Fagundes, Roberto Horácio de Rezende, Eliseu José Taveira, Rodrigo de Silveira, Altamiro Garcia Filho, Paulo César Alves das Neves, Wilson da Silva Dias, Ronnie Paes Sandre, Fernando Xavier, Alexandre Kafuri, Fernando Montefusco e Oscar de Sá Neto.
Também compareceram ao evento as juízas e juízes substitutos em segundo grau Iara Márcia Franzoni, Viviane de Moraes Azevêdo, Telma Aparecida Alves, Denival Francisco da Silva, Hamilton Carneiro, Ricardo Nicoli, Antônio Cézar Meneses e Dioran Jacobina; o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Aldo Sabino; os juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, Gustavo Assis Garcia e Marcus Vinícius Alves de Oliveira; a diretora do Foro da capital, juíza Patrícia Bretas; e a juíza Vanessa Estrela.
Familiares presentes do patrono
Também compareceram os familiares do desembargador Benedito Camargo Neto, que dá nome à pinacoteca: a mãe, Rita Caetano; a viúva, Giovana Camargo, que é servidora do TJGO; as filhas Luana, Laura e Eliza; os genros Gustavo Lorenzetti, Rafael Curado e Arthur Bahia; a cunhada Nádia; os sobrinhos Rúbia, Lorena, Augusto e Pedro Amorim; e o neto João.
E, ainda, o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Cultura, Rodrigo de Oliveira, representando o governador Ronaldo Caiado; o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva; a secretária-geral da Presidência do TJGO, Dahyenne Mara Martins Lima Alves; a diretora de Engenharia e Arquitetura, Cybelle Saad Sabino; a diretora do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário do Estado de Goiás, Layla Vilarinho; a coordenadora das equipes de servidores do Núcleo de Aceleração de Julgamentos e Cumprimento de Metas de 2ª Instância (NAJ-2), Carla Constant; o assessor cultural do TJGO, Gabriel Nascente; as servidoras da Ejug, Eunice Nogueira e Flávia Ferro; a esposa do desembargador Oscar de Sá Neto, Cynthia Rios Seabra e Sá, que é filha do ex-presidente do TJGO, desembargador Byron Seabra Guimarães (já falecido); Maria Dulce Loyola Teixeira, filha do também ex-presidente do TJGO, desembargador Clenon de Barros Loyola (já falecido), que dá nome à sede do TJGO; o tabelião Antônio do Prado; e o ex-deputado federal Vilmar Rocha; o gerente geral de Rede Caixa, Lindonjonson Rodrigues Oliveira, e a superintendente executiva de governo da Caixa em exercício, Adalgiza da Silva Fernandes Porto.
Presentes também à solenidade o artista plástico e juiz aposentado, Carlos Elias; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), Jales Guedes Coelho Mendonça; o conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de Goiás (OAB-GO), professor Carlos André, representando o presidente da Ordem em Goiás, Rafael Lara; o presidente da Associação Goiana de Imprensa (AGI), Valterli Guedes; a presidente da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag), escritora Elizabeth Caldeira Brito; a gerente de Galerias e Museus da Secretaria da Retomada do Estado de Goiás, Isadora Castro; a promotora de justiça Suelena Caetano Jayme; a advogada Sônia Maria Carneiro Caetano; o advogado Maurício Lima; o artista plástico Valdir Medeiros, acompanhado de sua esposa Lydia Christina e seu filho Valdir Medeiros Filho; a coordenadora administrativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Goiás (Iphan-GO), Aparecida Cristina; a escritora Lêda Selma; o escritor Antônio Celso Ramos Jubé; a servidora da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Gabriella Gouvea; além de servidoras e servidores do TJGO, artistas plásticos e representantes da área cultural do Estado.
Programação
O primeiro evento cultural realizado na pinacoteca após a inauguração será o lançamento do livro “Não Consta nos Autos – Histórias da Magistratura Goiana”, organizado pelo historiador Nars Chaul, que acontece no próximo dia 18 de novembro, às 16 horas.